quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Samurai Wars- o filme que Kurosawa nunca conseguiu fazer.



No ano passado, uma descoberta abalou o mundo do cinema.
 A famosa casa de leilões Ekafama em Yokahama,  anunciou uma descoberta surpreendente, fotos, roteiro, filmes de teste e desenhos de produção, de uma verdadeira lenda urbana: O filme foi Mononofu WOZA: Ryu-Mikomi (Samurai Wars em inglês),  que seria a primeira Ficção Cientifica do  aclamado diretor japonês Akira Kurosawa.

Muito pouco se sabia sobre esse projeto de Kurosawa, o que fez crescer ainda mais a aura de lenda ao redor da película. Os registros de estúdio eram poucos e contraditórios, o que se sabe e que seria o filme mais caro da historia do Japão ( talvez alguns milhões de iens) e que contaria com um elenco de estrelas do cinema japonês.

As filmagens começariam em 1956 e seu lançamento estava previsto para 1958,
mas a pré produção do filme foi complicada; orçamento estourado, compromissos das estrelas com outros filmes e ate mesmo um incêndio que destruiu os cenários, fez com que o Toho Studios interrompesse a produção,  o que quase levou Kurosawa a um esgotamento nervoso. A trama principal,  acabou sendo reutilizada alguns anos mais tarde, em outro filme do diretor, The Hidden Fortress.

A trama, de acordo com os envolvidos na produção, se passava em um futuro distante onde o Japão alcançou o espaço e se tornou um grande império intergaláctico expansionista, mas sem esquecer os valores do Bushido e a rígida hierarquia militar e social do Japão feudal.

A história mostra a luta do daimyo, Da-ku Joutei, para tomar o poder do império e dominar seus diversos planetas, Quando tenta vencer o ultimo clã que se encontra no  seu caminho, ele rapta a princesa Ogami, como refém.

A princesa, negociava secretamente com pequenos grupos rebeldes  para unifica los na luta contra  o avanço de Da-ku Joutei. Antes de ser capturada,  ela envia seus servos androides, o medroso Chipao e o valente mas atrapalhado Ryuuto, em uma missão para encontrar um idoso  e recluso  mestre ronin chamado Obu Wankabe, o único capaz de unir os rebeldes.  

Chegando ao planeta, a dupla  conhece Sora Hokousha, um jovem camponês em busca de aventura.
Com a ajuda de Sora eles conseguem encontrar o velho ronin e partem para salvar a princesa com a ajuda de um ocidentalizado e mau caráter piloto, chamado Han Dokuen e  seu companheiro, Chikushou, um oni (demônio)  enorme e peludo,  que Dokuen controla através de um amuleto mágico, que são contratados em uma estranha taberna interdimensional.

Mas DA-Ku, fica sabendo da jornada e despacha o ninja geneticamente modificado, Fetababe para caçar e matar os desavisados heróis.

Na viagem, Obu instrui o jovem Sora no caminho do samurai e no código do bushido. . Depois de algumas escaramuças com as tropas Da-ku e Fetababe ,  o grupo consegue resgatar a princesa , causando um enorme golpe nos planos de DA-Ku, ao mesmo tempo que trazem de volta a esperança para todos os opositores do império.

Os efeitos especiais seriam muito avançados para a época, mostrando naves espaciais com design do Japão feudal em enormes batalhas cósmicas, monstros realistas, andróides e lutas de espadas soberbamente coreografadas.

Uma pena que Kurosawa nunca tenha conseguido filmar sua estória como gostaria. Samurai Wars certamente, teria mudado  toda a Historia do cinema mundial, e colocaria o cinema japonês, na vanguarda dos avanços cinematográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário